Feliz Aniversário



Cantar parabéns apagar velinhas, receber presentes, estar perto dos mais queridos. Assim e de muitos outros jeitos, as diversas culturas celebram há milênios o momento do nascimento de algo ou de alguém.






Comemorar a data do nascimento talvez seja o ritual mais antigo e mais querido praticado em todas as partes do Mundo. Na festa, bolo, doces, presentes têm significado especial. Cada elemento reforça as conquistas do passado e reafirma a confiança no futuro.

Para Celebrar o
milagre do nascimento,
vale caprichar em
cada detalhe da festa

Um ano. Doze meses. Trezentos e sessenta e cinco dias. Final de um ciclo e começo de outro. Nesta data querida é impossível não contemplar o período que passou e fazer projetos para o futuro. Essa é a alma do ritual de comemorar os aniversários, que em todas as partes do Mundo, sejam os homenageados tenros bebês, sejam experientes velhinhos, sempre remetem ao momento do nascimento, ao sublime milagre da vida.





Repleto de significados, na festa de aniversário cada objeto ou guloseima tem papel especial.

A chama da velinha acesa sobre o bolo se destaca. Segundo a astrologia, o aniversário simboliza uma volta completa do Sol em torno da Terra, iniciada no dia, mês, ano e hora do nascimento de algo ou alguém: “Soprar as velinhas significa reverenciar a centelha do Sol que iluminou o trajeto e trará luz para começar um novo ciclo”, explica o astrólogo Antonio Harres.


“A cera, o pavio de barbante, o fogo e o ar que se unem na chama ardente, móvel e colorida, são eles próprios uma síntese dos elementos da natureza. Símbolo da vida ascendente, a vela é a alma dos aniversários. Tantas velas, tantos anos e tantas etapas no caminho da perfeição e da felicidade. Apagá-las de um único sopro manifesta persistência da vida superior a tudo aquilo que já foi vivido”, explica poeticamente o “Dicionário dos Símbolos”, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant.


O bolo e os doces relacionam-se ao elemento terra e à vivacidade das sensações. Evocam a doçura da vida para o novo período e a superação de todas as mágoas do passado. Já os balões trazem o toque da alegria infantil e estão associados ao elemento ar, ao valor cósmico da vida. Segundo o mesmo livro, o ar instiga a alçar vôo. É a via de ligação entre o céu e terra.


Os docinhos e o bolo simbolizam o desejo de que o novo ciclo seja repleto de doçura.



Na hora de fazer a lista de convidados pense que seu aniversário é uma oportunidade de promover uma grande troca de alegria entre amigos e familiares.


Saúde e vida longa são brindes clássicos dos aniversários, melhor ainda se for com a delicadeza do champagne...

Para completar, presentes escolhidos com carinho para o aniversariante são a prova duradoura da inauguração de um novo ciclo. Esse hábito é muito antigo e, originalmente, servia para atrair a proteção dos deuses e dos reis para que a abundância e a prosperidade abençoassem o homenageado.


Além de alegrar o ambiente, os balões coloridos representam o elemento ar - a possibilidade de vôo e expansão.



Flores e presentes escolhidos com carinho irradiam a intensão de que o aniversariante tenha prosperidade e abundância.



Cortar o bolo e distribuí-lo entre amigos. Esse gesto é o ponto alto da festa e sela a união de todos. Um jeito delicioso de renovar anualmente os laços de amor e amizade.



Fontes:
Partes de Texto: Liliane Oraggio
Fotos: Web

Um comentário:

  1. Que lindo Roselle! Parabéns pra elas e pro seu maridão!
    E esses doces são tudo de bom! Aliás, festa de aniversário é bom :D

    ----
    Apliquei o baguá na planta da nossa casa e isso me ajudou muito a decidir muitas coisas. E a maioria deu certinho. No quarto caiu relacionamentos :)
    Depois te mando as imagens que fiz pro nosso projeto. Mais uma vez, obrigada!

    Beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu Comentário é muito importante.