Matéria - "Boas Energias para seu Lar"

Leiam abaixo a matéria que teve minha colaboração sobre Feng Shui da Edição deste mês na REVISTA MUNDO OK.
Para visualizar a revista on line: clique em EDIÇÃO 44

São dicas e orientações super interessantes para harmonização de sua casa ou escritório.

Matéria escrita por Tamires Alês - repórter Revista Mundo Ok.



Boas energias para o seu lar
 Saiba como harmonizar os ambientes da sua casa utilizando a técnica do Feng Shui para trazer prosperidade e sucesso para a sua vida

Se além de uma casa bonita e bem decorada – tenha ela uma decoração oriental ou não – você deseja que o seu lar e a sua vida sejam prósperos, o feng shui, técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, pode ser uma boa pedida. A prática busca o equilíbrio dos fluxos energéticos por meio de cores, formas e posição dos móveis e objetos, criando ambientes harmônicos, capazes de atrair boas vibrações, saúde, sucesso, abundância e provocar uma sensação de bem estar.

De acordo com a consultora em feng shui, Mariângela Pagano, a técnica começou a ser mais divulgada no Brasil por volta da década de 1960, e está presente no país por meio de várias escolas, como a da Forma, Bússola e Chapéu Negro.

Um dos princípios básicos do feng shui diz que a “A bagunça é inimiga da prosperidade”, afugentando as boas vibrações, provocando cansaço e imobilidade. Por isso, “a primeira coisa a ser feita quando vamos aplicar o feng shui é tirar toda a bagunça da casa ou empresa, doar o que não usa mais, jogar fora ou concertar o que estiver quebrado e organizar tudo”, ressalta a consultora em feng shui Roselle Carrasqueira. “Quando estamos organizados nossa mente nos passa uma sensação de energia renovada, deixando as emoções e as ideias mais claras”, completa.

De maneira geral o feng shui trabalha com os cinco elementos da natureza, a cada um deles corresponde uma forma: água, forma sinuosa; terra, quadrado; fogo, triângulo; metal, círculo ou esfera; e madeira, retângulo ou linha reta. E com o baguá – forma geométrica com oito áreas, denominadas guás, que relacionam os ambientes aos vários aspectos de interesse da vida da pessoa: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade e amigos. “O baguá pode ser sobreposto à planta da casa toda ou em cada cômodo isoladamente. Cada espaço da casa vai ser correspondente a um guá, que tem cores, formas, objetos específicos e maneiras diferentes de equilibrar, atraindo assim, boas energias para a casa e os moradores”, explica Roselle.

As soluções de harmonização dos ambientes são chamadas de curas ou remédios, e podem ser mudanças sutis, como o reposicionamento de móveis, a escolha de um objeto adequado ou simplesmente a mudança de cor da parede. “Trabalho muito com cores e formas, as soluções não precisam ser aparentes ou remeter a algo exotérico”, explica a arquiteta e consultora em feng shui, Sônia Gomes.

A técnica chinesa também leva em consideração alguns pontos principais na hora de escolher uma casa. Roselle enumera alguns: a localização, levando em conta o entorno; os materiais utilizados na construção; o conforto térmico e acústico; a qualidade do ar; e a forma da edificação dos ambientes. “Não é muito propício que tenha escolas, cemitérios, velórios ou matadouros do lado da casa, pois o fluxo de energia nesses locais é muito grande. Se for um negócio, as ruas que são muito inclinadas não são indicadas, porque a energia passa e não para no seu negócio”, revela Sônia.

O correto mesmo, segundo as consultoras, é ter a orientação de um especialista que vai poder fazer a análise correta do feng shui para aquele imóvel, encontrar o melhor local, ou indicar as melhores curas.


Simbologia dos Animais

Saiba como harmonizar seu escritório ou outro ambiente por meio dos animais sagrados

Algumas escolas, como a da Bússola, também trabalham com os animais sagrados – serpente, tartaruga, tigre, dragão e fênix – eles protegem as quatro direções e o centro, e auxiliam também na harmonização do ambiente. A consultora em Feng Shui, Roselle Carrasqueira, costuma utilizar a simbologia dos animais na aplicação da técnica chinesa principalmente em escritórios. Veja algumas dicas da consultora para harmonizar o seu local de trabalho:
* A frente é representado pela fênix, representa sua capacidade de visão, suas metas e objetivos. “É interessante que a sua frente tenha algo que remeta aos seus planos, como uma foto”, explica.
* À direita, a força do tigre. Roselle recomenda objetos baixos e pequenos, como alguns arquivos.
* À esquerda, está localizada a sabedoria do dragão. “Objetos mais altos, como plantas, são ideais, pois evocam as bênçãos do dragão”, conta.

* Atrás, predomina a proteção e estabilidade da tartaruga. “As costas devem estar sempre protegidas, nunca podem estar voltadas para uma porta ou janela”, revela.

* O centro é representado pela força protetora da serpente. “É importante que o local de trabalho seja bem iluminado”, ressalta.

Tchau bagunça

Para auxiliar na organização dos ambientes a consultora Roselle Carrasqueira dá agumas dicas para manter tudo arrumado
- Recicle o jornal de anteontem. Utilize para o cachorro ou entregue as cooperativas de reciclagem;

- Somente coloque uma coisa nova dentro de sua casa, quando se livrar de uma velha;

- Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e limpe-as todos os dias;

- Guarde coisas semelhantes juntas. Se possível, arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique só com as que você utiliza;

- Marque um dia do mês para fazer uma limpeza geral. É interessante que você separe os objetos em caixas, por exemplo: consertos, reciclagem, presentes, doações. Após enchê-las dê o destino apropriado;

- Organize os ambientes devagar. Comece por gavetas e armários, por exemplo. Faça tudo no seu ritmo.


Curas ou remédios…

Conheça algumas dicas para atrair boas vibrações para o seu lar e afastar as energias negativas

As consultoras Mariângela Pagano, Roselle Carrasqueira e Sônia Silva Gomes, dão algumas dicas do feng shui para atrair boas vibrações e prosperidade para o seu lar. Confira:

Evitar:

- lâmpadas queimadas ou faltantes;

- objetos quebrados;

- fios emaranhados a vista;

- aparelhos eletrônicos próximos a cama;

- medicamentos, alimentos e maquiagem vencidos;

- obstáculos na porta de entrada da casa;

- espelhos manchados ou que reflitam você dormindo;

- lixo acumulado;

- fogão ao lado da pia;

- cozinhar de costas para quem entra no ambiente;

- vaso sanitário e porta do banheiro abertos.

Segundo as especialistas esses detalhes, que muitas vezes passam despercebidos, minam a energia do ambiente e a mantém estagnada.

Fazer:

- manter a casa sempre limpa, ventilada e iluminada;

- ter flores e plantas frescas e bem cuidadas na casa;

- deixar os móveis da sala em formato de U, dando boas vindas para quem entra, nunca com o sofá e cadeiras de costas para a porta;

- utilizar abajur e luminárias;

- os espelhos da casa sempre devem estar mais alto do que a pessoa mais alta da casa;

- tomar cuidado com as cores – se possível elas devem ser utilizadas nas paredes, tecidos e acessórios de acordo com o guá correspondente ao ambiente. Para não errar, não utilize cores fortes, aposte nos tons claros;

- ter menos objetos com mais significados pela casa, se possível algo que remeta as suas metas e objetivos;

- usar todas as bocas do fogão;

- sempre dormir tendo a visão da porta e se possível ter uma janela a frente da cama, ou um quadro com uma paisagem bonita para ter uma boa visão assim que acordar;

- na entrada da casa manter objetos que dê boas vindas a quem chega como flores, e sempre manter essa área bem iluminada e sem nada obstruindo a passagem. Um baguá com espelho convexo é uma boa opção para pendurar na porta de entrada do lar.


Para as consultoras essas pequenas mudanças e atitudes fazem com que a energia flua melhor, atraindo boas vibrações e prosperidade para os moradores da casa.





Comentários

  1. Querida, saudade das suas dicas!
    Olha, lendo isso eu vejo quanta coisa há de "errado" lá em casa... Eu fico falando: na casa nova vai ser diferente - mas nada impede que eu faça isso já!

    Só uma coisa que é difícil mudar... O computador fica no nosso quarto, pra facilitar. Você acha que é muito influente isso Roselle?

    Acho que não respondi seu último email, mas fiquei feliz mesmo quando vi que o Baguá deu certinho lá em casa. Fizemos uma alteração na planta, mas os ambientes ficaram os mesmos, inclusive o quarto :)

    Beijo grande e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Minha linda, obrigada pelo carinho e atenção de sempre. Mas fica tranquila, o mais importante é manter sempre tudo organizado, flores para alegrar e muito amor, que eu sei que tem de sobra! Já que seu computador precisa ficar no quarto, cole no computador um gráfico radiestésico chamado SCAP,ele impede que as vibrações negativas emitidas pelos aparelhos saturem o ambiente. Entra no link abaixo (meu site) copia e cola em seu computador, assim poderá imprimir e colocar em seu celular, microondas, tvs e computadores, inclusive do trabalho. Uma dica, imprima em papel adesivo transparente, ficará mais discreto e não precisa ser em tamanho grande, ok?
    Link: http://harmoniaedesign.blogspot.com/p/radiestesia.html

    Um excelente fim de semana para você e seu amor!
    Beijinhos e Shang Ch'i

    ResponderExcluir
  3. Você como sempre muito querida!
    Vou fazer isso sim, com certeza :)

    Beijo pra você também!

    ResponderExcluir
  4. Ei Rô! Puxa quanto tempo não venho por aqui... :( Hj vim atrás de uma das suas belas dicas, quero comprar uma carteira nova de dinheiro pra mim e lembro que vi algo sobre isso por aqui uma vez... ;) Vou procurar!
    Beijo, beijo!
    Sheilinha

    ResponderExcluir
  5. oi estou construindo minha casa e gostaria de aplicar a tecnica de harmonização, mas estou tendo contato com feng shui agora e estou um pouco perdida, gostaria de uma dica de alguma literatura que me ajudasse. obrigada. Márcia

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcia! Primeiro agradeço seu contato.
    Apalicar o Feng Shui na fase ainda da construção é a melhor atitude, pois o Feng Shui é muito além de apenas uma disposição correta de moveis ou as cores certas. Feng Shui é uma técnica que envolve direções de pontos cardeais, numerologia, radiestesia e harmonização geral. Um excelente livro que eu tenho e sempre indico, pois sua escrita é bem didática e de facil entendimento é o " Feng Shui - Uma qualidade de Vida". Até coloquei o ícone no topo desta página.Se quiser pode clicar no ícone que consta "Juruá Editora". Assim vc pode comprá-lo diretamente da editora com desconto.
    E qualquer outra dúvida ou dicas envie seu e-mail diretamente para mim, consultoria@mls.com.br

    Mil Beijinhos e Shang Ch'i

    ResponderExcluir
  7. Olá, minha casa fica próxima ao cemitério gostaria de saber o q posso fazer para protação? As janelas não são voltadas para ele mas do terraço se vê bem. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem amiga, realmente é uma situação bem delicada, mas não tão grave quanto parece. Minha experiência com esta situação é bem grande, porque por muitos anos também morei próximo de cemitério, foi inclusive o que me levou a estudar e me especializar em Feng Shui.
      Sugiro colocar Baguá tanto do lado de fora da porta de entrada, como nas janelas que, mesmo não tendo vista, podem estar na direção do cemitério. Aquela frase "o que os olhos não vêem o coração não sente", cabe bem neste caso. Portanto se possível crie um biombo de plantas vivas na parte do terraço que se pode ver o cemitério. Aplique móbile de baguá e pendure prismas, espalhando alguns pelo terraço, pois eles refletem a luz prismada do encontro da água (dentro do prisma) com a luz do Sol. Coloque uma fonte de água com alguns cristais dentro, fluidificará e transmutará as energias.
      Qualquer outra dúvida, entre em contato através do e-mail: consultoria@mls.com.br, lá poderemos falar com mais privacidade.
      Espero ter ajudado.
      Feliz 2013! Muita saúde, prosperidade e felicidade!
      Shang Ch'i

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu Comentário é muito importante.