FENG SHUI

Feng Shui e Sua História


Calcula-se que o Feng Shui Tradicional originou-se há mais de 5.000 anos na China. Nesta época, o país era essencialmente agrícola e o relevo de difícil plantio. Os estudiosos desta técnica contemplavam o céu e os corpos celestes, com o objetivo de identificar minuciosamente as forças da natureza e seus ciclos energéticos, para estabelecer as previsões, localização dos plantios e escolha do local adequado à prosperidade das comunidades.

A escolha da melhor época para o plantio e como a semente era plantada asseguravam colheitas maiores do que aquelas feitas sem esses cuidados. Estes estudiosos eram mestres e consultores dos imperadores e tinham a responsabilidade de descobrir a harmonia dos campos energéticos do Universo. Se bem feita, a escolha da terra poderia gerar prosperidade, enquanto que feita de forma errada poderia trazer fome e miséria.

Em 5.000 anos a.C, aproximadamente, foi queimada parte da literatura chinesa, inclusive alguns documentos sobre Feng Shui. No entanto, há 4.706 anos (de acordo com o calendário chinês), o imperador Amarelo retomou o estudo e, a partir daí, estabeleceu-se o calendário lunar que utilizamos até hoje para os cálculos que definem as energias que regem o universo.

À medida que as técnicas começaram a ser redescobertas, experiências foram passadas de pai para filho ou de mestre para discípulo. Há 1000 anos a.C os mestres chegaram à técnica máxima do Feng Shui. Até hoje, os resultados gerados pelo Feng Shui Tradicional são baseados nestas teorias, pesquisas e práticas.

Acreditando no enorme poder dessa técnica, alguns imperadores tentaram impedir que o Feng Shui chegasse à população, impedindo o acesso à fórmula completa. Foi só a partir da metade do século passado que os mestres de Feng Shui Tradicional começaram a divulgá-la.

O Feng Shui e Você

O Feng Shui é uma ciência que estuda os efeitos das energias do ambiente natural, construído, sobre as pessoas, sua saúde, seus relacionamentos e sua prosperidade. Tipo assim:

Quando você vai para uma floresta bem bonita e ali se senta, seu principal objetivo é relaxar e se harmonizar, certo? Pois bem, a natureza é harmonizada não só porque ela é bonita, cheirosa e agradável. Mas porque todas as coisas que ali existem tem um fundamento que faz parte do ciclo natural da vida. Por exemplo: às margens da cachoeira, você vai encontrar uma fauna, flora e geologia apropriadas para aquele local, assim como em um local árido existe as suas. Deste princípio parte o estudo do Feng Shui fazendo a leitura do mundo físico e suas relações cosmológicas em sintonia com os elementos da natureza: Fogo, Terra, Água, Metal e Madeira, relacionando formas, cores, números e etc. Desenvolvemos também cálculos e mapeamentos a partir de direções magnéticas com auxílio da bússola.